PIPELINE – GERENCIE SEUS PROCESSOS

Tempo de leitura: 3 minutos

0202

Organize o seu trabalho em etapas e controle o progresso de suas negociações!

Pronto, basicamente resumimos tudo o que você vai ler neste post!

Ficou curioso e quer saber mais, acertei?
Vamos explicar mais detalhadamente como é esse conceito e como devemos trabalhar =)

Bom, antes de mais nada devemos concordar que independente da empresa ou do ramo de atuação, trabalhar com o gerenciamento de processos seja para uma ação especifica ou em processos mais amplos/longos é fundamental para uma boa gestão e consequentemente aperfeiçoamento dos resultados, correto?!

O Pump My Lead conta com o conceito de pipeline com visualização em formato de kanban.

Vish! Complicou que nome estranho, é de comer?

Hehe quase … dependendo de seu engajamento no trabalho, talvez com essa ajuda você queira realmente devorar tudo e se tornar uma máquina de vendas!

3-1

O pipeline nada mais é do que o ciclo de processos para uma determinada ação.

Em um pipeline de vendas, por exemplo, seja de um produto ou serviço, podemos definir que a ação final que almejamos (nossa meta) é a concretização da venda, entretanto, para que isso aconteça precisamos passar por algumas etapas e quanto mais detalhado for esse processo melhor o resultado que teremos, além do mais, conseguiremos ter uma percepção do que normalmente dá certo em uma negociação para a conclusão de nossa meta.

Pensando nisso, vamos simular que nesse nosso exemplo o pipeline de vendas deverá ter etapas básicas, tais como: “Contato inicial”, “Apresentação”, “Orçamento” e entre as últimas etapas a “Venda realizada”


0404

O kanban é o formato de visualização dos cards (negociações) com as etapas do pipeline, onde podemos mover de uma etapa para outra facilmente.

Vale ressaltar que não precisamos seguir necessariamente 100% as etapas do pipeline, é normal em alguns casos pular uma etapa ou outra, lembre-se que toda regra tem sua exceção!

Lembra do exemplo do pipeline de vendas que citamos anteriormente?
Vamos criar um cenário de um pipeline de vendas de intercâmbio, onde o lead (pessoa interessada em seu produto ou serviço) tenha vindo por indicação de um cliente que adorou o intercâmbio e divulga para todos os amigos o ótimo serviço que a empresa presta.

Pensando nisso, talvez o seu lead saiba de cabo a rabo como a empresa funciona, inclusive a média do valor cobrado, afinal o amigão nos encontros sempre comenta com ele sobre a empresa e de sua ótima experiência vivenciada.
Nesses casos a etapa de “Apresentação” ou até mesmo de uma negociação mais personalizada não será necessária, portanto, podemos partir para as próximas etapas.

Outro ponto importante é que um pipeline deve se manter ‘vivo’, o que isso quer dizer?
Além de atualizarmos, devemos sempre planejar, analisar o que vem dando certo ou não e alterar as etapas caso seja necessário.

Dsdsd GIF - Find & Share on GIPHY

É tão fácil quanto mover post its em um quadro branco 😀

Realmente tenho que concordar, visualizar as negociações em cards para que possa ter uma visão geral do trabalho e mover conforme a etapa de cada negociação é a maneira mais eficaz, fácil e visual para organizar, planejar e acompanhar o trabalho.