Tempo de leitura: 6 minutos
Você já pensou em gerar mais leads com marketing de conteúdo? Conteúdo gera audiência e é lá que seus leads estão. Leia mais!
Uma das formas de gerar competitividade na captação de leads ocorre por meio do investimento no marketing de conteúdo. Segundo a agência norte-americana Databox, em 2019, 59% dos profissionais de marketing B2B consideraram o blog o canal mais oportuno e a taxa de conversão chegou aos 19%. Já em relação ao mercado B2C, em 2018, a Content Marketing Institute verificou que 86% das estratégias foram pautadas em conteúdo.
Afinal, o que vem a ser o marketing de conteúdo? Ele é, em sua essência, o ato de veicular conteúdo relevante que ajuda o público-alvo e, ao mesmo tempo, proporciona autoridade à marca. Há diversas possibilidades de formato para esse conteúdo, como posts de blog, vídeos, infográficos, ebooks, entre outros.
Sendo que há pouco tempo, o próprio empreendedor e seu colaboradores determinavam o que tinha que ser propagado ou não, em relação ao negócio. Hoje em dia, o público tomou o controle: é ele quem determina o que é importante, portanto, o que ele vai consumir ou ignorar. A consequência disso é que o conteúdo não é sobre o que o empresário acha importante abordar, mas o que o público quer saber. É por isso que o conteúdo veiculado sobre o seu produto precisar receber a devida importância pela equipe.
Papel do marketing de conteúdo no inbound marketing
Inbound Marketing ou Marketing de Atração é a ideia de fazer com que os possíveis clientes busquem o seu negócio e não o contrário, que é o tradicional. É um marketing que se pauta na conquista. E o que exatamente pode conduzir seus clientes a seguirem uma marca e se conectar a ela? É exatamente o conteúdo que ela aborda. Essa é a explicação da máxima “marketing de conteúdo é o combustível do Inbound Marketing”. O Inbound Marketing, como processo, possui 4 etapas:
- atração;
- conversão;
- fechamento;
- encantamento.
Para cada uma delas existe um trecho do funil de vendas condizente. Na fase de atração, vale a pena publicar infográficos, posts e vídeos. Mais adiante, experimente expor casos de sucesso no formato de slides. Por fim, ofereça amostras grátis e resenhas de produtos. Respeitando essa lógica, fica mais fácil levar os clientes do topo para o fundo do funil. Lembrando que esse processo é contínuo, não é como uma campanha com data definida para encerramento.
Como o conteúdo favorece o seu negócio
Agora que você sabe o que é marketing de conteúdo e compreende que ele ajuda na captação de leads, confira algumas formas pelas quais ele funciona:
Criação de personas a partir do marketing de conteúdo
Uma etapa fundamental da estratégia por marketing de conteúdo é a criação de personas, que são representações de seus clientes ideias. Ao buscar dados demográficos e comportamentais, além de motivações e preferências dos clientes para o desenho da persona, você também adquire conhecimento útil para vários outros segmentos da empresa, não só para o marketing.
Tráfego de qualidade
Tráfego, alcance… esse tipo de métrica, por si só, não implicam em muitos resultados concretos. Porém, quando se leva em consideração um tráfego de maior qualidade, é possível esperar por excelentes desfechos já que se trata do fluxo de pessoas que realmente possuem o perfil de cliente, e não apenas entusiastas do seu conteúdo. Lembrando que leads qualificados são aqueles prontos para serem alvo do time de vendas. Com o marketing de conteúdo, a probabilidade de você atrair esse tipo de leads é bem sobressaída.
Demonstração do know-how da empresa
Importar-se com o marketing de conteúdo é investir recursos na produção de tutoriais e textos bem trabalhados sobre assuntos estratégicos. Publicar esse material pode dar a impressão de que é distribuir conhecimento a troco de nada, mas não é bem assim. Esse tipo de marketing possibilita que você demonstre a expertise e o know-how que você tem sobre o seu produto e isso agrega valor à marca também.
Destaque de casos de sucesso
Além de mostrar a utilidade do produto, publicar depoimentos e casos de sucesso dos clientes passados é possível graças ao marketing de conteúdo. A prova social é exatamente quando você, como empreendedor, age e não apenas fala. Estatísticas e exemplos concretos são fatores que passam bastante confiança ao seu negócio. Além disso, se você é novo(a) no mercado e não tem bons casos, basta enviar um formulário para todos os clientes anteriores. Divulgue as respostas mais completas na sua página.
Expectativas para o marketing de conteúdo
Especialistas do Content Marketing Institute e Marketingprofs traçaram tendências para o marketing de conteúdo no futuro. Uma delas é o aumento da complexidade da coleta de dados para a produção de conteúdo cada vez mais específico e personalizado. Além de grandes empresas fora do meio digital passarem a traçar seu nicho nesse meio e produzir conteúdo também.
Outra expectativa é que o marketing de conteúdo passará a ser cada vez menos visto como um tipo de marketing para ser percebido como o próprio marketing. Porque o futuro do marketing, em geral, é ser útil, honesto, inspirador e baseado em percepções reais do público.
O marketing de conversação também é um braço do marketing de conteúdo com alta perspectiva de sucesso. Em vez de lançar formulários para a coleta dos dados dos clientes e criar personas, considere ter conversas reais (com atendentes ou bots) para obter essas informações. A experiência do cliente está diretamente relacionada a esse tipo de atendimento mais direto e individual.
E, por fim, o uso de softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente será cada vez mais necessário. A proposta é que até os links dos blogposts sejam personalizados de acordo com o cliente, para cada endereço de IP. Sem o software é praticamente impossível conhecer e fazer uso dos interesses específicos de cada cliente.
Para gerenciar melhor os leads captados pelo marketing de conteúdo, você pode utilizar um software de gerenciamento de leads. Teste o nosso agora mesmo sem custo algum!