O que é Marketing 4.0? Aprenda mais sobre a nova tendência do Marketing

O que é Marketing 4.0? Aprenda mais sobre a nova tendência do Marketing

Tempo de leitura: 5 minutos

Se tivéssemos que escolher três palavras que caracterizam o marketing 4.0 elas seriam: tecnologia, conexão e valor. Entenda como funciona essa nova tendência!

 

O marketing 4.0 veio para suprir algumas lacunas do que se entende por marketing. Até então, o entendimento de mercado era primordialmente sobre as relações humanas e os princípios dos clientes. Mas a revolução digital aconteceu e se descobriu que o mais inteligente a se fazer é tirar proveito dela para aprimorar essa forma de marketing humanizado.

 

Mas será que utilizar a tecnologia para embasar esse novo tipo de marketing traz mesmo resultados? A ciência levantou uma série de vantagens que eram inimagináveis na década passada, como o largo alcance de público, o quanto um negócio pode escalar financeiramente, a possibilidade de parcerias entre marcas de outros lugares e de outras nacionalidades, etc.

 

Leia o artigo para ficar sabendo o que o marketing 4.0 pode fazer pelo seu negócio! 

O que é e como surgiu o marketing 4.0

Nome de um livro e fenômeno social, marketing social 4.0 define uma era em que o marketing tradicional passa a coexistir com um o digital. Philip Kotler, o teórico responsável pelo termo, tem estudado o marketing desde os anos 60 e foi ele quem definiu as tendências anteriores. Veja quais foram:

 

  • marketing 1.0: foi a era dos produtos, em que os clientes não tinham outra opção a não ser se adequarem aos itens que já eram comercializados naquela época;
  • marketing 2.0: nesse momento, as empresas começaram a ter preocupação com os seus consumidores e assim nasceu o conceito de satisfação do cliente;
  • marketing 3.0: a novidade aqui são três pilares — colaboração, cultura e espiritualidade. Então além dos clientes em si, a atenção passou a ser dada também aos valores de cada um deles.

 

O quarto tipo de marketing é adicional, ou seja, ele não derruba o marketing 3.0. Por exemplo: a espiritualidade, no marketing 3.0, é um pilar referente ao conhecimento da marca sobre valores, sonhos e necessidades dos consumidores. Você verá logo mais nesse artigo que o aspecto social, do marketing 4.0, veio para aprimorar isso.

 

No novo modelo de marketing, existem três pontos para se basear: inclusão, fim das hierarquias e social em detrimento do individual. A inclusão significa que esse tipo de marketing inclui mais e mais pessoas em virtude da conexão em escala global que a internet possibilita; o fim das hierarquias explica como a relação entre as empresas e os consumidores está mais horizontal, isto é, grandes marcas cada vez mais próximas de seus clientes. 

 

Por fim, o social vence o individual a partir do momento em que os clientes se importam com a visão das marcas sobre as causas sociais. Empresas engajadas nas questões socioambientais levam vantagem no marketing da atualidade. Assistimos hoje a um boom de iniciativas ecológicas que quase nunca falham quando se avalia sua aquisição de leads.

Por que aderir a esse novo tipo de marketing

Se você tem um site e algumas redes sociais da sua empresa, não, você não está necessariamente no marketing 4.0. Nesse marketing, há um predomínio da conexão das marcas com as pessoas, percepção das necessidades delas e criação de laços emocionais. Grande parte disso só é possível graças à internet, onde há 116 milhões de brasileiros conectados.

Obtenha os benefícios das relações horizontais 

A exposição de ideias autênticas e originais relacionadas à marca cativa clientes de uma forma mais pessoal e ainda pode gerar uma conexão com marcas de valores semelhantes. Construir uma brand persona, que é a representação das características de uma marca, possibilita a atração de outros negócios que possuem a essência e os pilares semelhantes, o que, na prática, estimula o co-marketing e todas as vantagens dele. 

 

Um exemplo fácil para observar isso é o case do Grupo Magalu. A Lu, influenciadora virtual da rede de varejo de eletrônicos e móveis, possui gostos, opiniões e personalidade que refletem no que o Grupo acredita. A personagem tem 3,5 milhões de seguidores no Instagram, uma comunidade sólida que se identifica com o que é publicado.

Receba feedback constante de quem está do outro lado

Ter mídias digitais da sua loja virtual não vai gerar benefícios por si só. É preciso estar atento continuamente aos comentários e aos feedbacks dos leads que surgem nas páginas, o que chamamos de escuta social. Qual a reputação do seu negócio? O quanto você tem agradado ao seu público? A inclusão crescente proporcionada pelo marketing digital favorece que todo perfil de consumidor tenha acesso aos seus produtos. 

Crie defensores da marca

No marketing 4.0 acontece um upgrade dos clientes fiéis, são os defensores ou advogados da marca. Gerar satisfação aos clientes pode produzir um efeito além da recompra: quando um único consumidor influencia todos os outros ao espalhar uma reputação positiva sobre o seu produto. A Apple, por exemplo, é mestre em criar seus fãs, sobretudo pela capacidade de estreitar as relações com os clientes.

Que resultados traz o marketing 4.0?

Algumas empresas já seguem esses conceitos e têm obtido resultados incríveis. A Netflix aderiu a nova tendência quando passou a produzir conteúdo baseado na sua brand persona em 2015 e, em 2016, alcançou 19 milhões assinantes extras. Foi um aumento de 41% no faturamento. E a HubSpot, quando passou a investir no tráfego orgânico, teve simplesmente um aumento de 1193% nas vendas. 

 

Com base nisso, é impossível negar que o marketing digital é o presente e o futuro. A horizontalidade e a inclusão digital são alguns dos diferenciais mais importantes das empresas que aplicam essas ideias e contribuem com a evolução do mercado. E as estratégias desse tipo de marketing não são difíceis de pôr em prática, já que tantos empreendedores já começaram e estão hoje colhendo os frutos — graças ao marketing de conteúdo, à escuta social e aos advogados da marca.

 

Evolua seu negócio também com o marketing digital e gere mais leads. Para gerenciá-los, teste gratuitamente nosso software!