Tempo de leitura: 6 minutos
Entender como captar leads é tarefa essencial no marketing digital. Porém, mesmo sendo algo básico, a captação de leads deve ser estratégica. Você realmente sabe como transformar leads em clientes?
O principal objetivo de quem trabalha com marketing de conteúdo, área do marketing digital que tem conquistado cada vez mais espaço, é captar leads. Isso é o que diz pesquisa de 2015 da Content Marketing Institute. Em segundo lugar, fica o reconhecimento de marca e, em terceiro, o engajamento.
E quais os benefícios de captar leads?
- Abreviar o ciclo de vendas
Do momento em que alguém se conecta ao seu negócio até a compra ser concluída, você deverá pacientemente aguardar o lead percorrer várias etapas. Mas quando você investe em estratégias para captar leads, você consegue pegar um atalho para rapidamente transformar essa pessoa em lead e, depois, em cliente. Captar leads é ser ativo e conquistar seu futuro cliente com sucesso.
- Proporcionar a retenção de clientes
Uma vez que você trabalha o relacionamento com o cliente, por meio da captação e nutrição de leads, a chance de ele comprar novamente no futuro é bem maior. Como captar leads é uma via de mão dupla, você gera um vínculo com o cliente, no qual ele recebe conteúdo relevante para ele, e ainda adquire dados que certamente serão úteis para seu negócio.
- Redução de custos
Em vez de anunciar ou produzir conteúdo sempre para uma audiência grande, inespecífica e com várias pessoas que podem dispensar seu produto, captar leads é ter um grupo de pessoas muito mais propícias a aderir ao seu negócio. Dessa forma você não precisa testar diferentes campanhas de anúncios, que carregam um custo de operação, para ter um público preciso quanto à probabilidade compra.
Agora que você entendeu porque captar leads, saiba como captá-los de uma forma fácil e até transformá-los em clientes.
Como captar leads: um leque de opções no primeiro contato
Como seu negócio está sendo apresentado para o seu público? Como ele atrai clientes? Em primeiro lugar, se situe e observe o que você pode fazer no processo de pré-venda, ou seja, o primeiro contato que o seu público-alvo tem com seus produtos.
Tenha um blog
Um ótimo meio de você criar conteúdo útil que nessa fase, em específico, auxiliará seu público a ter a devida percepção de seus próprios problemas, é publicá-lo em um espaço exclusivo seu.
Praticamente qualquer pessoa que têm alguma dúvida sobre algo de interesse particular, busca sobre essa pergunta na internet. Como as respostas não estão exatamente soltas pela web, elabore uma página apropriada para registrar suas respostas às dores do seu público.
E mais: você pode fazer isso utilizando métodos que fazem seu conteúdo ser valorizado pelo próprio Google — sem custo algum, por meio do SEO (conjunto de técnicas de otimização de blogs e outros sites), por exemplo.
Como captar leads valorizando o audiovisual
Estando com uma página que agrupa seu conteúdo, você estará apto(a) a analisar seu público-alvo e descobrir que formato de conteúdo é mais apreciado. Segundo pesquisas, conteúdos audiovisuais (vídeos, principalmente) são os que obtêm mais atenção dos usuários da internet.
Aposte em um designer que possa dar uma cara profissional ao conteúdo gerado para seus leads. A aparência (cores, fontes, logos) compõem uma espécie de vitrine do seu negócio.
Aposte também nos materiais impressos ou produtos físicos
Utilizar QR Codes é uma ótima forma de captar leads. Imprima o símbolo em um cartão de visita, sempre orientando que o cliente aponte a câmera ou outro aplicativo para a leitura do código e redirecionamento à página do seu negócio, e receba os leads!
As embalagens de produtos físicos, inclusive, podem ser um elemento de destaque do seu produto. Caso você se dedique a ofertar embalagens únicas, com aromas e cores bem selecionados, elas podem chamar bastante atenção para o QR Code também.
Transformando o lead em cliente sem erro
Agora que você aprendeu técnicas básicas para conseguir leads, que tal avançar para ter uma garantia maior de que eles podem ser de fato clientes qualificados?
Qualifique sua rede de contatos
Webinars e seminários são as ferramentas mais apropriadas para filtrar pessoas realmente interessadas no seu produto. Isso porque diferente de um simples post de blog, as palestras envolvem um compromisso com data e hora marcada para irem ao ar e são de média a longa duração.
Logo, não é qualquer pessoa que assistirá você até o fim. Ter uma boa audiência nessas palestras pode ser desafiador, mas muito benéfico. Assim como captar leads com eficácia.
E claro, para captar esses leads, ao criar a sala virtual para a transmissão, obtenha os dados de contato dos clientes. Inclusive deixe o seminário salvo no servidor para que todos que assistiram possam compartilhá-lo para os amigos que se interessariam também pelo seu trabalho.
Usufrua do co-marketing
Nem todos os que possuem serviços parecidos com o seu são concorrentes. Pense em como esses outros microempresários podem funcionar como complemento ao seu serviço. Assim você propõe uma experiência mais completa ao seu público-alvo.
Essa proposta pode ser feita por meio da divulgação dos links desses outros negócios nas mídias sociais da sua empresa e vice-versa. Essa propaganda recíproca, melhor denominada de co-marketing, tende a gerar maior relevância e autoridade perante os algoritmos do Google.
Aproveite a parceria para trocar experiências, contatos e ainda criar conteúdos novos que sejam comuns ao seu negócio e ao do parceiro!
Domine um sistema de gerenciamento de leads
Você trabalhou exaustivamente para captar leads mesmo frios. Estabeleceu um contato mais próximo e deu uma “aquecida”. E agora, para garantir a clientela e conquistar até mesmo uma nova compra, você vai precisar ter um gerenciador de leads de excelência.
A gestão de leads é o que permite a segmentação otimizada do público, gera mais autoridade a sua marca e também produz feedback instantâneo sobre os resultados das suas captações de leads. É uma etapa decisiva para captar leads.
Experimente agora uma plataforma para gerenciamento, a Pump My Lead!